A listra foi e continua sendo uma das estampas mais queridas, democráticas e claramente uma das mais usadas no vestuário feminino, embora copiosamente presente nos desfiles internacionais, editoriais de moda e tudo que envolve o mundo fashion around the world sempre causam dúvidas na hora de criar composições. As listras foram passando por adaptações e hoje aparecem em mil e uma variações. Coloridas, em preto e branco, na vertical, horizontal, em camisas, macacões, pantalonas… Grandes marcas têm apresentado versões de peças com listras nas passarelas que não demoram até tomarem as ruas.

 

 

Na história da moda as listras já tiveram diferentes significados, como na Idade  Média que representavam aqueles que estavam à margem da sociedade. Posteriormente a estampa começou a ganhar força com os uniformes utilizados pelos marinheiros, sendo até hoje muito associada à moda Navy. Mais recentemente, no vestuário da mulher moderna, a estampa listrada está associada à elegância, classe, sofisticação, podendo até passar ares, equivocados, de resquícios de um minimalismo o que para algumas também é considerável. Há diversos tipos de listras, das mais fininhas até as mais grossas. Elas também podem estar dispostas tanto na vertical quanto horizontal e mais recentemente até formando desenhos e efeitos 3 e 4D nas peças.

 

No guarda-roupa da mulher contemporânea, as listras podem fazer parte de diversos tipos de combinação, podendo compor tanto looks mais básicos quanto mais sofisticados e para qualquer hora do dia nas mais variadas ocasiões. Por ser uma estampa consagrada e muito versátil, ela permite diversas combinações com outras peças ou isoladamente, sendo possível listras com acessórios mais pesados, como maxi brinco e maxi colar. As peças de listras coloridas deixam o look divertido e cheio de vida. Esta é uma boa opção para fugir do tradicional preto e branco. Recomenda-se combinar peças de listras coloridas com tons mais neutros ou com um dos tons usados no próprio listrado.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O vestido listrado é uma peça super feminina que, dependendo do tecido, pode ser usado em qualquer tipo de ocasião. As listras verticais costumam deixar o corpo mais longínquo, mas pode não ficar tão legal em mulheres mais altas. Por outro lado, as listras horizontais podem dar a impressão de diminuir ou alargar o corpo. Assim, o ideal é escolher o vestido que melhor se adapta ao seu biotipo.

Com o poder de criar diferentes impressões, não é só porque as listras são atemporais e democráticas que elas não exijam cuidados na hora de criar um look. Quer um exemplo? Listras horizontais podem ser vistas como verdadeiras inimigas uma vez que têm o poder de alargar a silhueta. Por isso, descarte saias e calças com listras horizontais se você tiver quadris ou bumbum largos, mas aposte numa camisa listrada sem medo se você tiver seios pequenos ou ombros estreitos. Com opções para todo e qualquer tipo de estilo, peças com listras aparecem em versões infinitas, podendo, inclusive serem usadas em eventos mais formais. O segredo está sempre em procurar por aquelas que exprimam a sua personalidade e jeito de ser. Simples assim!!