O que é moda? A resposta pode parecer simples: um conjunto de costumes e tendências quanto ao que vestir, de cores a cortes, para deixar as pessoas mais estilosas e destacar o que há de melhor em cada uma.

A moda é tudo isso e ainda mais, por meio dela podemos entender melhor os papéis sociais e contextos culturais e históricos. É sobre isso que vamos falar aqui, vem com a gente e entenda um pouquinho mais sobre a história da moda!

Vestidos brocados

Após a epidemia da peste negra entre 1347 e 1351, a elite sobrevivente mudou a sua forma de vestir drasticamente: passaram a usar vestidos cheios de brocados, pérolas, pedras preciosas e tecidos caríssimos.

Assim como a classe burguesa, a população dizimada do campo também descobriu novos e mais acessíveis tonalizantes que coloriam suas roupas e levantavam a autoestima depois da quarentena. 

Saias volumosas

A Revolução Industrial e a invenção da máquina de costura moderna por Isaac Singer, em 1856, dificultaram o controle do guarda-roupa da população e criaram modelos especiais e únicos.

A produção em massa, no século 19, dos mega volumes nas saias, com espartilhos cônicos e cinturas afuniladas, das mulheres ricas criaram outra tendência interessante, como podemos ver em séries/filmes que retratam essa época.

Calças e camisetas

Dessa maneira, na primeira metade do século XX, as mulheres ainda não eram acostumadas a usar calças e camisetas. Assim que as peças se popularizaram entre os militares, a moda pegou e virou febre em todo o mundo.

Roupas livres

A epidemia da gripe espanhola entre 1918 e 1920, tornou a máscara um acessório indispensável.

Com o seu fim, foi o início de uma nova era: as saias foram encurtadas e as roupas clamavam pelo ar livre após o período de confinamento.

Mais que roupas: liberdade de expressão

A partir dos anos 50, tudo mudou! Para a história das roupas, o período é mais que fundamental.

Foi nele que as distinções entre roupas masculinas e femininas ficaram cada vez mais tênues, através de roupas esportivas e cortes universais, e a liberdade de expressão se fortaleceu.

A verdadeira moda liberta e se rebela contra ideais que nos aprisionam todos os dias como sociedade e é por isso que precisamos unir forças para nos adaptar à realidade.

Estamos passando por um momento difícil, com muitos desafios, mas acreditamos que estamos juntos e em breve, teremos mais uma história que despertou muita beleza. Enquanto isso, a moda que simboliza responsabilidade à vida e não pode faltar é só uma: a máscara.

Lembre-se: o isolamento social e a quarentena não vão durar pra sempre. Em nosso site, você encontra looks incríveis para sair com as amigas (quando for liberado) ou ficar em casa. Vem ver!