Quando se fala de lavagem de roupas, uma coisa é certa: não adianta comprar uma peça bonita e não cuidar dela com atenção, você irá perder dinheiro já que suas peças vão durar menos

 

Fora as recomendações feitas pelo próprio fabricante, contidas nas etiquetas das peças em símbolos de lavagem, existem algumas indicações milagrosas para que saiba como lavar roupa de forma adequada e maneiras de evitar incômodos como as famosas manchas de suor, manchas de maquiagem, desbotamento das cores e o mau-cheiro. A Poema Hit trouxe algumas dicas e truques para que você se livre desse estresse:

Manchas de suor

Antes de tudo, desista dos sabões para resolver esse problema. Você pode se livrar dessas manchas com ingredientes caseiros, sendo eles:

Sal

Ao dissolver quatro colheres de sopa de sal em um litro de água quente, esfregue a área manchada e deixe a peça nessa solução durante a noite.

Limão

Misture a mesma quantia de suco de limão e água, esfregue a área manchada e deixe a peça nessa solução durante a noite.

Vinagre e bicarbonato de sódio

Misture um copo de vinagre com ½ xícara de bicarbonato de sódio, esfregue a área manchada e deixe a roupa de molho nessa solução durante a noite. 

Manchas de maquiagem

Muitas pessoas já se depararam com manchas feitas pela base de sua make nas roupas, sendo bem frustrante saber que o visual que você elaborou pode estar comprometido. Vamos te ajudar resolver isso a partir do tipo da sua base:

Base em pó

Por não serem produzidas com óleo, a base em pó é muito mais fácil de ser removida em comparação com a líquida. Basta diluir uma pequena quantidade de sabão e a esfregar suavemente por cima da mancha. Depois, lave a peça e deixe-a secar naturalmente que não haverá mais imperfeições.

Base líquida

Esse tipo de make é um pouco mais difícil de ser removida e possui um processo separado em etapas:

  1.  Raspe suavemente o local com uma colher ou faca não afiada para retirar o excesso, depois use um pano úmido para esfregar em cima da área afetada fazendo um movimento de elevação sem espalhar a base no tecido.
  2. Aplique uma pequena quantidade de detergente para roupas na mancha e espalhe o produto com os dedos. Não esqueça de verificar as instruções de dosagem e uso na embalagem do seu produto de escolha.
  3. Após esse tratamento, lave a peça com um sabão de qualidade.
  4. Se a imperfeição persistir, repita todo o processo. Evite com todas as forças colocar a roupa na máquina de secar até que a mancha seja completamente removida, pois o ar quente faz com que os resíduos da maquiagem penetrem ainda mais nas fibras das roupas.

Desbotamento das cores

Para evitar o desbotamento, é recomendado preparar as roupas de forma correta e separar peças escuras das claras, para que também não haja risco das cores mais vibrantes mancharem as mais claras. Você deve:

 

  1. Verificar os bolsos da peça para que não haja nenhum papelzinho;
  2. Virar as peças do avesso, evitando mais ainda o desbotamento;
  3. Utilizar somente água fria para não danificar as fibras do tecido e;
  4. Utilizar sabão líquido, que é menos agressivo com o tecido.

Mau-cheiro

Você tem alguma peça que apresenta um mau-cheiro consistente? Pode ficar calma que vamos te ajudar: misture um pouco de vinagre branco antes de iniciar a lavagens das suas roupas. Ao ser enxaguado, nem o cheiro dele, nem o cheiro que persistia antes vão estar lá.

E aí, gostou desses truques? Mande essa lista para alguém que esteja precisando salvar o look e conheça mais sobre a Poema Hit. Use o CUPOM poema10off para 10% de desconto na primeira compra! Lembrando que a primeira troca de roupa é 100% gratuita e enviamos para todo o país!